PROJETO ENGENHO NA ESTRADA

O projeto “Engenho na Estrada” é um passeio fotográfico com aula de fotografia prática, tanto para fotógrafos com conhecimentos básicos como avançados, ministrado pelo professor Alex Gurgel. Uma oportunidade para fotografar, conhecer novos lugares e fazer amizades.

 

Veja abaixo o que rolou em 2013 E 2014

Numa manhã de sol, a caravana de fotógrafos saiu de Natal para Ceará Mirim em busca dos Engenhos encravados no Vale Verde. Depois de degustar grude e bolo preto no Solar dos Antunes, a galera seguiu a Rota dos Engenhos. Num misto de abandono a história e maravilha arquitetônica secular, o primeiro engenho a ser visitado foi o Guaporé.

 

O próprio Barão do Ceará Mirim em pessoa, acompanhado da sua ilustríssima baronesa, lideraram o grupo por toda a expedição, contando a história de cada recanto. O almoço foi no Engenho São Leopoldo, onde os fotógrafos fizeram exercício de panning nas carreiras de cavalo.

 

O sol da tarde foi aproveitado para fotografar a beira do Rio Maxaranguape, capturando as cenas de pescador, barco e gente ainda tomando banho no rio. O pôr do sol foi no Rio Guaxinim, na praia de Pititinga, onde um imenso coqueiral foi pano de funda para que o sol descesse mansamente. No lusco-fusco, a turma inda fez fotos de silhuetas, buscando a derradeira luz para um retrato de pessoas.

Engenho na Estrada - Engenho de Ceará Mirim, Maxaranguape e Pititinga

 

Na Rota dos Engenhos do Ceará Mirim

Engenho na Estrada - ACARI, CURRAIS NOVOS e SANTA CRUZ

 

Grafismos de Fogo no Seridó

Um grupo de fotógrafos aventureiros romperam a BR 226 com destino ao Seridó, uma das mais tradicionais regiões do Rio Grande do Norte, para fazer exercícios fotográficos dentro de uma expedição. Em Currais Novos, o grupo explorou os tuneis da Mina Brejuí onde rodas de fogo iluminavam com grafismos um grande salão de rochas.

 

Em Acari, todos testemunharam a agonia do Açude Gargalheiras que está apenas com 8% de sua capacidade de armazenamento de água. Desde de sua fundação, nos anos 50’s, que ninguém via o Açude Gargalheiras tão seco. Fotos históricas foram feitas como documentação de uma grande seca no sertão potiguar.

 

Depois de fazer alguns cliques da Igreja de Santa Rita toda iluminada, a trupe de fotógrafos seguiu para os pés de Santa Rita, já na cidade de Santa Cruz, capital do Agreste Potiguar. Exercícios pintando com a luz e zooming, em baixa velocidade, foram feitos para findar um dia de fotografia, dentro do projeto Engenho na Estrada.

Engenho na Estrada - CASTELO DE ZÉ DOS MONTES

 

Um Castelo Islâmico no Sertão Potiguar

Em cima da Serra da Tapuia tem um grande castelo, em estilo islâmico medieval, construído por Zé dos Montes, um sertanejo que teve uma “visão de Nossa Senhora” para construir todo o complexo castelar, de acordo com um folheto de cordel vendido na entrada e que conta a história do lugar.


A galera do Engenho na Estrada pegou o rumo da BR 226 e foi até o famoso Castelo de Zé dos Montes, no município de Sítio Novo, para treinar algumas técnicas de fotografia enquanto toma um banho de cultura potiguar. Apesar da luz difusa, parcialmente encoberta pelas nuvens, rendeu fotos sensacionais, principalmente quando se “exercita a paciência”, na espera da luz certa.


Depois da degustaram um almoço sertanejo, a galera foi visitar o Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra, na Fazenda Boa Hora, numa volta no tempo através das antiguidades que contam a história da Região do Trairi com sua economia e religiosidade. 

Engenho na Estrada - MACAU

 

Viagem fotográfica em azul e branco

 

 

A paisagem marinha da Costa Branca potiguar foi cenário para mais uma expedição fotográfica do projeto “Engenho na Estrada”, aula prática de fotografia da escola Engenho de Fotos. As fotos tiveram predomínio das cores azul e branco, efeito natural do contraste entre o sal (que circunda a cidade), o reflexo causado pela água de grau nos baldes e do céu, esplendorosamente azul.

 

Com um grupo eclético, a aula atendeu a necessidade entre fotógrafos amadores com conhecimentos básicos e avançados, que desejavam fotografias mais criativas. A ideia foi fazer composições das paisagens macuaenses de forma diferente, em ângulos inusitados, mesmo usando as técnicas convencionais como enquadramento, regra dos terços, etc.

 

O roteiro foi iniciado no cartão postal de Macau, o moinho azul na entrada da cidade. Depois de alguns cliques, o grupo seguiu para a praia urbana de Camapum, o parque salineiro, praia de Barreias, até chegar ao restaurante, num visual de tirar o fôlego. Depois do almoço, a galera seguiu para fotografar a praia de Diogo Lopes e fechou o dia num pôr do sol incrível, tendo os cavalos de ferros da Petrobrás como silhuetas.

Engenho na Estrada - FAZENDA BOM JARDIM | PRAIA DA PIPA
 

Primeiro Engenho na Estrada foi massa!

O projeto “Engenho na Estrada” é um passeio fotográfico com aula de fotografia prática, tanto para fotógrafos com conhecimentos básicos como avançados, ministrado pelo professor Alex Gurgel, da Escola de Fotografia Engenho de Fotos. Uma oportunidade para fotografar, conhecer novos lugares e fazer amizades.
 
Domingo passado, foi a primeira vez que colocamos o Engenho na Estada com destino à Fazenda Bom Jardim, em Goianinha, onde um café da manhã sertanejo abriu o dia para fotos sensacionais nos jardins da fazenda centenária, onde a macro-fotografia foi tema preferido. Vários saguis estrela também foram fotografados e posavam como modelos naturais.
 
Depois do almoço, o grupo seguiu para captar o visual deslumbrante da praia de Pipa e seus paredões, falésias e o mar azul. O dia na estrada terminou com o por do sol na Lagoa de Guaraíras e a galera ainda fotografou o lusco-fusco em baixa velocidade. Retornamos para Natal na certeza de boas imagens e muito aprendizado.

Rua Laranjeiras, 14
Cidade Alta - Natal RN
Cep.: 59025-490

Tel | (84) 3211-5436

Cel | (84) 98896-5436 (WsApp)

engenhodefotos@gmail.com

©2019_engenhodefotos

www.alexgurgel.com.br 

  • Instagram - Black Circle
  • b-facebook
  • Twitter Round