Senado abre votação sobre a Regulamentação da Profissão de Fotógrafo


A propostas, que está em análise no Senado, busca valorizar a categoria para regulamentar a profissão e estabelece que ela seja exercida por diplomados em curso superior ou técnico (PLC 64/2014). O projeto, já aprovado na Câmara dos Deputados, ainda beneficia professores, pesquisadores e fotógrafos de publicidade, entre outros profissionais que trabalham com fotografia.

CONFIRA A PROPOSTA:

O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Art. 1º Fica regulamentada a profissão de fotógrafo no âmbito nacional a partir desta Lei, excluída sua aplicação no caso de exercício da função de repórter fotográfico, a serviço de empresa jornalística, sob o regime do Decreto-Lei nº 972, de 17 de outubro de 1969.

Art. 2º Para efeito desta Lei, entende-se como fotógrafo profissional aquele que, com o uso da luz, registra imagens estáticas ou dinâmicas em material fotossensível ou por meios digitais, com a utilização de equipamentos óticos apropriados, seguindo o processo manual, o eletromecânico e o da informática até o final acabamento.

Art. 3º Estão aptos a exercer a profissão de fotógrafo:

I – os diplomados no ensino superior em fotografia, por instituições devidamente reconhecidas; II – os diplomados no ensino técnico em fotografia, por instituições devidamente reconhecidas; III – os não diplomados em escola de fotografia que à data da entrada em vigor desta Lei estiverem exercendo a profissão por, no mínimo, 2 (dois) anos, comprovadamente por:

a) declaração de entidades de classe devidamente registradas;

b) recibos de pagamentos de serviços prestados, em papel timbrado ou declaração com firma reconhecida em cartório.

Art. 4º A atividade profissional de fotógrafo compreende:

I – a fotografia realizada por empresa especializada, inclusive em serviços externos; II – a fotografia produzida para ensino técnico e científico; III – a fotografia produzida para efeitos industriais, comerciais e/ou de pesquisa; IV – a fotografia produzida para publicidade, divulgação e informação ao público; V – o ensino da fotografia; VI – a fotografia em outros serviços correlatos. Art. 5º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Posts Em Destaque
Posts Are Coming Soon
Stay tuned...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Rua Laranjeiras, 14
Cidade Alta - Natal RN
Cep.: 59025-490

Tel | (84) 3211-5436

Cel | (84) 98896-5436 (WsApp)

engenhodefotos@gmail.com

©2020_engenhodefotos

www.alexgurgel.com.br 

  • Instagram - Black Circle
  • b-facebook
  • Twitter Round