Disrupção, uma mudança de vida

November 22, 2018

ALEX GURGEL

Nesses últimos dias, eu vivenciei intensamente um processo de rupturas. Decidi mudar desde que troquei às Laranjeiras pelo Porto Calvo. De hoje em diante, nunca mais serei o mesmo. Mas, sempre vou procurar ser melhor como gente. Aprendi muito com pessoas muito mais jovens do que eu. A filosofia de Helena me ajudou muito a atravessar essas horas de agruras e incertezas. O amor foi meu porto-seguro que me fez atracar e pensar para mudar.Sem a presença de Cléo, minha esposa, eu jamais conseguiria seguir, ainda estaria numa vereada desconhecida.

 

Segundo o psicólogo Frederico Mattos, surtos não acontecem apenas em episódios psicóticos com transtornos mentais delicados como numa fase bipolar ou induzido por substâncias. "O surto comum é toda fixação exagerada num conteúdo emocional que impede a pessoa de olhar para o que está ocorrendo globalmente e a aprisiona nesta sensação interna. É um fechamento num estado crítico e perturbador que faz alguém acreditar que algo é mais perigoso ou grave do que de fato é", escreveu em seu artigo "Não acredite em tudo que você pensa".

 

Algumas pessoas entenderam a fase que eu estava passando e atenderam ao meu apelo de ajuda, como foi o casal Bhagwan e Karoll, a quem agradeço imensamente. Alguns familiares entenderam o que estava acontecendo porque conhecem minha história de vida e correram para tentar me ajudar como minha mãe Romilda, meu irmão Klebinho, meu sogro seu Brito e sogra dona Eunice. Outros criticaram (normal) e até me acusaram de doido... e sei muito bem que "doido também apanha" (da vida), como diz os versos de Dozinho, o poeta que criou o hino, em ritmo de frevo, do meu único time do coração, ABC de Natal quando escreve: "O adversário fica no campo perdido, Salve o Mais Querido". Fui adversário de mim mesmo... alguns heterônimos ficaram, realmente, em campo perdido. Deixei-os para trás, descobri que não vale a pena carregar velhas mágoas e nem alimentar raivas.

 

Deixei a Luz entrar e descobri um novo mundo, cheio de possibilidades. Tenho convicção que nunca mais serei o mesmo. Houve uma disrupção em minha vida Agora, faz sentido quando escuto os versos de Gonzaguinha: "Eu fico com a pureza das respostas das crianças. É a vida, é bonita e é bonita". Vou continuar meu ofício de fotografar a vida e ensinar, através do Engenho (capacidade de criar, produzir com arte, habilidade; engenhosidade, criatividade, inventiva, talento), como melhorar a fotografia de outras pessoas que decidirem praticar e experimentar uma nova abertura do diafragma da vida.

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

December 20, 2019

November 5, 2019

Please reload

Arquivo
<