Um Engenho Movido a Luz

November 5, 2019

Alunos do Engenho de Fotos se destacam nos Concursos de Fotografia da Prefeitura de Natal

 

Fotografar é uma Linguagem universal para se comunicar. Segundo o fotógrafo e pesquisador brasileiro Boris Kossoy, a linguagem visual fotográfica é determinada por uma língua padrão. "Não precisando de uma tradução, uma vez que o diferem são as interpretações de quem ler a fotografia", descreve.

 

Para ressaltar a Etnia Potiguar e as belezas naturais da cidade, a Prefeitura do Natal divulgou os resultados das Seleções Públicas dos concursos de Fotografia: “Mostra Fotográfica Jaeci Emerenciano” e “ João Alves de Melo”, que terão apoio financeiro aos vencedores e duas exposições na Galeria Newton Navarro (Funcarte) com abertura dia 28 de novembro, dentro da programação do Natal em Natal.

 

Alguns alunos do Engenho de Fotos - Escola de Fotografia - foram classificados nos dois concursos fotográficos “Presenças Étnicas na Cultura Natalense” e "Município de Natal", cujas fotos foram avaliadas por uma comissão de profissionais gabaritados, que levaram em consideração os critérios definidos no Edital de seleção pública: Qualidade artística da fotografia, qualidade técnica e apresentação do tema.

 

"Foi com imensa satisfação e surpresa que recebi a notícia de ter sido classificada no Concurso Fotográfico 'Jaeci Emerenciano', promovido pela FUCARTE - Prefeitura de Natal", afirmou a funcionária pública Maria Karollina,que teve sua fotografia avaliada com nota máxima em todos os quesitos julgados. Para Karoll, a iniciativa da Prefeitura de Natal é muito louvável, pois representa uma importante forma de valorização e divulgação da prática fotográfica, especialmente em razão dos temas escolhidos, que fomentam a cultura e as belezas da cidade.

 

Para o professor de História na Escola Estadual Des. Régulo Tinoco, Máurison Silva, o que antes era um hobby, ganhou ares de segmento que ele encara com seriedade, estudando e praticando fotografia e melhorando a qualidade técnica de forma gradativa. "Cada vez mais, eu uso meu senso criativo. Sei que há um longo caminho a seguir na fotografia e fico extremamente feliz em poder trilhá-lo, desfrutando de cada clique", ressaltou Máurison.

 

Conforme a bancária Noélia Alves, vencedora do Concurso de Fotografia dos Bancários do RN, em 2019 com o tema "Dignidade dos Animais", esses concursos de fotografia são incentivos aos fotógrafos amadores e profissionais para que melhorem a qualidade técnica e artística. "Apesar de minha fotografia não ter conquistado as primeiras posições, me sinto muito lisongeada em poder participar, aprendendo e clicando todos os dias", finalizou.

 

O resultado final do concurso de fotografia “Presenças Étnicas na Cultura Natalense” classificou os fotógrafos Alex Gurgel (professor de fotografia do Engenho de Fotos), Diogo Ferreira, Pedro Feitoza, Meysa Medeiros, Renato Ferreira de Moraes (aluno do Engenho), José Adail de lima Barros (aluno do Engenho), Max Pereira, Flávio Resende, Laine Paiva, Manuela dos Santos, John Nascimento e Daniele Oliveira (aluna do Engenho).

 

Já o Júri avaliou artisticamente cada um dos 33 proponentes habilitados nos critérios definidos na seleção pública na apresentação do tema no concurso de fotografia “Município do Natal”. Os classificados foram: Alex Gurgel (professor do Engenho), Damião Paz, Delson Fernando (aluno do Engenho), John Nascimento, Maria Karolina (aluna do Engenho), Máurison Silva (aluno do Engenho), Renato Penhafiel, Kaline Lucena (aluna do Engenho), Jessica Bittencourt, Myrian lima, Ney Douglas Marques e Newton Bruno.

 

Até o dia 6 de novembro está aberto o período para recursos, se por acaso algum fotógrafo se sinta injustiçado, e no mesmo dia, será publicado o resultado final após avaliação dos recursos. A abertura da “Mostra Fotográfica João Alves de Melo” acontece dia 28 de novembro e fica na Galeria Newton Navarro até o dia 31 de janeiro de 2020, dentro do "Natal em Natal" promovido pela Prefeitura do Natal.

 

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

November 5, 2019

April 4, 2019

Please reload

Arquivo