Sobre expedição fotográfica

January 27, 2020

 

Texto e Foto: Telma Oliver

 

_ Alex, vc tem coletânea desses comentários pós expedição?_ Pois é; vinha processando, no retorno pra casa.

 

_ Cada vez, que participo desses encontros, mais mina idéias. É muito diferente os passeios por agências x expedições com pessoas focadas no ato de fotografar. No primeiro caso, vc leva a sua máquina, fotografa no capricho, mas falta algo.

 

E o que seria?_A convivência com um mesmo fim: o ato de fotografar.

 

Nessa expedição de Ceará_Mirim foi desafiador,  transformar o abandono em leveza; pular cerca; ser mordido por insetos; raspar numa urtiga braba; pisar nos fedidos de animais e dá a volta por cima de tudo isso, em busca da beleza estética única, particular de cada participante.

 

_ Mestre, vc já pensou na sua importância na vida de cada aluno que chega só com uma máquina e na ânsia de fazer nem que seja, uma fotinha "boinha"? Já refletiu sobre a construção física, psicológica, cultural e até financeira (com novos vôos de mercado) que essas expedições trazem como resultado?  Não falo de perfeição, pq o fico vai além das vaidades humanas, falo sim, na construção enriquecedora de conhecimento produzido em cada indivíduo.

 

E como a escola "Engenho de Fotos" fosse do maternal ao mestrado. Mas, o que é único mesmo, é vc  comandar o crescimento dos dois saberes, num mesmo espaço através das expedições, porque vai muito além da troca de informações; do ganhar segurança em configurar uma máquina; do experimentar situações de técnicas e locais novos ou repetido (mas com outro sol/chuva) e acima de tudo, congregando novos e antigos colegas, sem "estranhamento".

 

Isso também passa pelo guia, porque ele sabe que tem ali um público mais exigente e vai começar a buscar mais curiosidades ou informações, deixando de ser um guia "caricaturado" pra ser um guia "profissional" mais especializado e aprofundado em alguns assuntos pontuais (engenhos_ciclo das estacões; poder econômico e social).

 

Desse modo, o Engenho de Fotos vai além o espaço físico. E é por isso e tantos outros experimentos (workshop noturno; ensaio model e novos cursos ) que tenho muita admiração, satisfação com o Engenho de fotos e o Engenho na estrada, porque a partir dele, minhas viagens tornaram-se  inesquecíveis e com mais qualidade.

 

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

December 20, 2019

November 5, 2019

Please reload

Arquivo