Sobre expedição fotográfica


Texto e Foto: Telma Oliver


_ Alex, vc tem coletânea desses comentários pós expedição?_ Pois é; vinha processando, no retorno pra casa.


_ Cada vez, que participo desses encontros, mais mina idéias. É muito diferente os passeios por agências x expedições com pessoas focadas no ato de fotografar. No primeiro caso, vc leva a sua máquina, fotografa no capricho, mas falta algo.


E o que seria?_A convivência com um mesmo fim: o ato de fotografar.


Nessa expedição de Ceará_Mirim foi desafiador, transformar o abandono em leveza; pular cerca; ser mordido por insetos; raspar numa urtiga braba; pisar nos fedidos de animais e dá a volta por cima de tudo isso, em busca da beleza estética única, particular de cada participante.


_ Mestre, vc já pensou na sua importância na vida de cada aluno que chega só com uma máquina e na ânsia de fazer nem que seja, uma fotinha "boinha"? Já refletiu sobre a construção física, psicológica, cultural e até financeira (com novos vôos de mercado) que essas expedições trazem como resultado? Não falo de perfeição, pq o fico vai além das vaidades humanas, falo sim, na construção enriquecedora de conhecimento produzido em cada indivíduo.


E como a escola "Engenho de Fotos" fosse do maternal ao mestrado. Mas, o que é único mesmo, é vc comandar o crescimento dos dois saberes, num mesmo espaço através das expedições, porque vai muito além da troca de informações; do ganhar segurança em configurar uma máquina; do experimentar situações de técnicas e locais novos ou repetido (mas com outro sol/chuva) e acima de tudo, congregando novos e antigos colegas, sem "estranhamento".


Isso também passa pelo guia, porque ele sabe que tem ali um público mais exigente e vai começar a buscar mais curiosidades ou informações, deixando de ser um guia "caricaturado" pra ser um guia "profissional" mais especializado e aprofundado em alguns assuntos pontuais (engenhos_ciclo das estacões; poder econômico e social).


Desse modo, o Engenho de Fotos vai além o espaço físico. E é por isso e tantos outros experimentos (workshop noturno; ensaio model e novos cursos ) que tenho muita admiração, satisfação com o Engenho de fotos e o Engenho na estrada, porque a partir dele, minhas viagens tornaram-se inesquecíveis e com mais qualidade.


Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Rua Laranjeiras, 14
Cidade Alta - Natal RN
Cep.: 59025-490

Tel | (84) 3211-5436

Cel | (84) 98896-5436 (WsApp)

engenhodefotos@gmail.com

©2020_engenhodefotos

www.alexgurgel.com.br 

  • Instagram - Black Circle
  • b-facebook
  • Twitter Round