O Engenho na Casa Grande de Maria

March 4, 2020

 Foto: Silvestre

Texto: Telma de Oliver

 

Tem algum tempo que faço parte do Engenho de Luz, em cursos e expedições.  E pós expedição, sempre aprecio no grupo do Engenho, os vários olhares sensíveis, lindos e excepcionais dos colegas. É uma "avalanche" de recortes e fração de segundos, eternizados em ângulos,  perspectivas, molduras, reflexo/espelhamento, light painting e tantas outras técnicas. Fotos criativas de paisagens, de pessoas, de animais e tantos outros objetos, que muitas vezes, passam desapercebidos aos nossos olhares, por uma questão de prioridades  de referências e tempo no local visitado. 

 

Porém, a Expedição Agreste Colonial do dia 20fev2020, uma foto de um colega expedicionário, me chamou a atenção. Sempre associei Engenho a Casa Grande, a uma mesa farta e cheia de pessoas, quer seja familiares ou convidados vizinhos ou mais distantes. A minha construção imagética vinda da vivência com minha ancestralidade, o academicismo e o prazer com a leitura da literatura brasileira paralisou-me ao enxergar exatamente nessa expedição, a foto que ainda não tinha visto em expedições de outrora. E quem fez a foto? O colega e expedicionário paparazzi SILVESTRE.

 

A conspiração do Deus da Luz foi perfeita, com todos os elementos conjugados das minhas referências, indo além de signos, significantes e significados, porque bateu na emoção. A foto cenário CASA DE MARIA marca pra mim, o registro ápice do ENGENHO de Luz, porque nela temos uma mesa única e longa, como são as mesas das casas grandes dos engenhos (ainda ativos) e uma turma sintonizada com objetivo comum: comer e fotografar. Será mera semelhança?

 

O registro eternizado por Silvestre, seja pela máquina fotográfica ou celular, têm toda minha admiração, porque confirma minhas imagens afetivas com muita alegria e me instiga a outros questionamentos sobre o uso do equipamento. Desse modo, concluo que o mais importante mesmo, é o olhar do fotógrafo com toda sensibilidade e carga emocional de homem.

 

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

December 20, 2019

Please reload

Arquivo