Andando e Fotografando através da História de Natal

March 10, 2020

 1ª Caminhada Histórica e Fotográfica de Natal com o professor Luciano Capistrano e a galera do Engenho de Luz

 

Natal não é somente sol e praias. A terra de Câmara Cascudo oferece um turismo cultural inesquecível pelos prédios e ruas do Centro Histórico. Com mais de 400 anos de história, os bairros da Cidade Alta e Ribeira apresentam casarios com características dos primeiros séculos da história do Brasil, evidenciando importantes aspectos da colonização portuguesa.

 

Ao descer a avenida Câmara Cascudo, antiga avenida Junqueira Aires, uma travessa chama atenção por seu calçamento. É a Travessa Pax, o nome uma homenagem ao dirigível do macaibense Augusto Severo. A Travessa guarda a memória urbana, em sua pavimentação “As Rochas Contam a História”. Os blocos de pé de moleque - pavimenta o antes areal -, retirado dos corpos de arenitos ferruginosos encontrados nas praias urbanas.

 

A pavimentação da cidade de Natal teve início no século XX, com os “pé de moleque”, e, na década de 1920 começa a ser substituído por paralelepípedos. Era o tempo dos automóveis a circularem nas ruas, necessitando de uma pavimentação mais adequada. O tempo passou, ficou a Travessa Pax e suas rochas cravadas no chão entre o Solar Bela Vista e a Casa de Câmara Cascudo.

 

Fonte: Projeto Conhecer Para Preservar do professor Luciano Capistrano

 

https://hislucianocapistrano.blogspot.com/?m=1&fbclid=IwAR05HLwY7MDVJG5vN9bvVRSb0s0OBdg9knam9dkmvEGyxR4m7nc7_TmA0dM

 

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

December 20, 2019

Please reload

Arquivo